Assessoria de Comunicação

A UFG sempre contou com alguma estrutura de apoio à comunicação institucional. O maior impulso foi dado na década de 1980, quando o órgão responsável pelas divulgações internas e externas recebeu a denominação de Assessoria de Comunicação (Ascom).

Desde 2006, a Ascom está estruturada de forma integrada em três coordenações: jornalismo, publicidade institucional e relações públicas. O órgão é responsável por coberturas jornalísticas e fotográficas de fatos e eventos de interesse da comunidade; atendimento de demandas da imprensa, atualização e monitoramento do Portal UFG; elaboração semanal do Boletim Eletrônico UFG; envio dos e-mails marketing Notícias, Eventos e Informativo; produção e locução de boletim, diário, na Rádio Universitária; produção e distribuição do Jornal UFG; edição e atualização de conteúdos para as redes sociais; produção de releases e sugestões de pauta para a mídia; clipping e análise de notícias sobre a UFG; produção de relatórios de auditoria de imagem; atualização do site da Ascom; elaboração da política de comunicação da UFG; realização de eventos, jornal mural e campanhas institucionais, bem como a regulamentação e realização de cerimoniais.

A partir de 2010, as regionais Catalão, Goiás e Jataí criaram estruturas próprias de comunicação, com atividades desenvolvidas correlatas às da Ascom UFG, considerando, no entanto, as características locais e as estruturas disponibilizadas pelas direções das regionais.

Em 2018, com a reestruturação da estrutura administrativa da UFG, a Ascom tornou-se Secretaria de Comunicação, integrando o primeiro escalão da Universidade, e passa a funcionar com os seguintes núcleos: Jornalismo, Imagem, Redes Sociais, Publicidade Institucional, Relações Públicas e Comunicação Interna, Eventos e cerimonial, Visibilidade e divulgação científica e Gestão de crise de imagem.