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Objetivos, princípios e condições administrativas

Atualizado em 16/04/18 16:02.

 

Para que a política de comunicação possa cumprir com seus propósitos e contribuir na configuração de uma cultura de comunicação na UFG, destacam-se seus objetivos, princípios e condições administrativas:

 

Objetivos 

A política de comunicação é fundamental para que a UFG possa:

● fortalecer sua identidade e imagem institucional;

● fortalecer a identidade da área de comunicação da Instituição;

● aprimorar os fluxos de comunicação interna e externa;

● promover o diálogo permanente com os públicos;

● promover a comunicação como responsabilidade e compromisso de toda a comunidade universitária;

● promover uma cultura de comunicação em toda a comunidade universitária;

● promover a articulação das áreas de formação em comunicação e informação da UFG (jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, biblioteconomia e gestão da informação) nas ações de comunicação interna e veículos de comunicação da Instituição.

 

Princípios

A comunicação da UFG, em seus produtos e serviços, terá como parâmetro de atuação os seguintes princípios:

● integração com o Estatuto, o Regimento e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e demais políticas institucionais da UFG;

● comprometimento com a promoção da cidadania e a inclusão;

● diálogo ético e profissional com os públicos internos e a sociedade;

● compromisso com a visibilidade da produção acadêmica, científica e cultural;

● zelo pela imagem institucional;

● responsabilidade de toda a comunidade universitária;

● respeito à diversidade;

● transparência.

 

Condições administrativas

Para que a política de comunicação possa cumprir com seu papel, é preciso que haja comprometimento dos profissionais da área, respaldo institucional e condições administrativas. Em síntese, as necessidades que se destacam são:

● criação de um centro de comunicação que coordene e integre as áreas de comunicação da UFG;

● valorização da comunicação como instrumento estratégico de gestão;

● existência de estrutura física e técnica adequada;

● recursos humanos qualificados na área da comunicação e afins;

● recursos financeiros;

● capacitação dos profissionais e agentes de comunicação;

● atuação integrada entre as áreas da comunicação e informação;

● planejamento estratégico das ações de comunicação da Universidade;

● conhecimento detalhado dos públicos de interesse;

● compromisso dos gestores com a área de comunicação;

● compromisso de atualização periódica do documento da política de comunicação.