A política de comunicação da UFG

Como toda organização, a UFG desenvolve diariamente vários processos e procedimentos ligados à informação e à comunicação que perpassam as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração e dos quais participam todos os membros da comunidade universitária.

Os processos comunicacionais e de informação da UFG se configuram como desafios institucionais de complexa solução, uma vez que a Instituição possui uma comunidade universitária extensa e diversificada, formada por pessoas de lugares e origens diferentes, espalhadas pelos municípios do estado de Goiás nos quais a Instituição mantém sedes regionais e câmpus (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Catalão, Jataí e Goiás) e de outras localidades, por conta dos polos de Educação a Distância e dos intercâmbios acadêmicos de alunos e professores.

Para superação de tais desafios, a UFG conta com profissionais e estruturas específicas e aptas a realizarem uma gestão eficiente e eficaz da comunicação na Instituição. Neste sentido, a Política de Comunicação define princípios, objetivos, metas e procedimentos para a comunicação na Universidade, em sentido amplo e em seus mais variados aspectos.

Em suma, define-se para a UFG que política de comunicação é um conjunto articulado de valores, princípios, diretrizes e posturas, com o objetivo de nortear o planejamento, a execução e a avaliação de estratégias, ações, produtos e serviços que promovam uma cultura de comunicação baseada no diálogo permanente com os públicos, fundamentada na comunicação pública e cidadã.

É imprescindível o entendimento por parte da comunidade universitária como um todo e por cada um de seus membros em particular, que comunicação é uma responsabilidade permanente de todos e de cada um em especial. Como forma de retorno dos investimentos públicos, a comunidade universitária pode e deve auxiliar a Universidade a prestar informações de interesse de seus públicos e a divulgar conhecimentos e saberes que impactam a vida das pessoas e das comunidades, contribuindo, assim, para o cumprimento da missão institucional da UFG.